Image
Image
Um programa de inclusão e diversidade para o mercado criativo português

Promotor

ZONA II _ CCP
Candidaturas até
6 de Setembro de 2021

Uma ideia de dois sócios, a Maria Goucha e o Wil Carvalho


O Zona II é um programa de inclusão e diversidade para o mercado criativo português. No ano zero do programa, que começa já em 2021, vamos mostrar às escolas secundárias da periferia de Lisboa o que é o nosso mercado, o que é trabalhar em criatividade, em design e em publicidade, e com isso iniciaremos um programa de mentoria e de bolsas de estudo junto das principais escolas de criatividade do país. Neste momento, já temos connosco no projecto a ETIC, a Flag, a Lisbon Digital School e a EDIT. Todas as agências, os estúdios de design, as produtoras e os profissionais individuais, podem ajudar e participar neste programa.


Apresentação Escolas 


Torna-te cúmplice da Zona 2 na primeira fase do programa em que vamos a Escolas Periféricas apresentar a nossa indústria, conversar e inspirar potenciais criativos. É importante que estes jovens que escrevem, desenham e sonham, saibam que existe uma indústria onde podem ser quem são, capaz de enriquecer e potencializar a sua criatividade.



BOLSAS DE ESTUDO - 2021/2022 Para incentivar a inclusão e a diversidade no setor da criatividade comercial, o programa Zona II pretende divulgar as profissões ligadas ao design e à publicidade junto dos alunos das escolas secundárias da periferia. Para isso, o Zona II oferece bolsas de estudo em vários cursos, com parcerias e apoios de escolas e universidades. Para usufruir de uma bolsa, existem alguns critérios de elegibilidade, nomeadamente o envio de uma carta onde se explica porque achas que mereces este apoio e a tua motivação para estudar e trabalhar na área a que te candidatas. Pedimos ainda a tua resposta a um desafio criativo, num suporte e formato à tua escolha.


ELEGIBILIDADE

São elegíveis candidatos de todas as idades, com o 12º ano de escolaridade

A candidatura a cada uma das bolsas é feita através de uma carta de apresentação com uma breve apresentação pessoal e onde o candidato deve explicar a sua motivação para seguir a área escolhida e a razão pela qual merece a bolsa.

São elegíveis candidatos que respondam a todas as questões do questionário online e demonstrem ser os mais criativos na resposta ao briefing lançado.

Todas as cartas de apresentação e respostas criativas são analisadas por um júri composto por elementos da Zona II, CCP e escola à qual o aluno se candidata.

A partir de todas as candidaturas válidas, o júri escolhe uma shortlist para passar à fase seguinte. A entrevista é o fator decisivo para encontrar o vencedor e o concorrente deve apresentar o seu certificado de habilitações.

JÚRI

Este orgão é composto por dois elementos da Zona II, dois elementos do CCP, um elemento da escola em questão.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Carta de apresentação onde se explica a motivação pela área escolhida

resposta criativa a um briefing num formato a escolher pelo candidato.

Critérios baseados na originalidade; pertinência.

ENTREGA DE BOLSAS

Os vencedores são contactados pela organização Zona II para formalizar a inscrição no curso/escola escolhidos.


Conhece a oferta de Bolsas 2021 / 2022


Candidatura para Bolsas AQUI

Data limite 6 de setembro 2021



Mais de 100 profissionais voluntários, estão disponíveis para te ajudar com as tuas dúvidas sobre as áreas criativas. Inscreve-te e descreve qual o apoio que procuras, para que possamos ajudar.


Candidatura Mentorias AQUI



Envia email para maildazonadois@gmail.com se:


- És uma escola periférica e queres aderir ao programa Zona II.

- Queres pertencer à Zona II como voluntário.

- Se és uma empresa que acredita numa indústria mais diversa

- Se és uma escola técnica e queres contribuir com bolsas




ESCOLAS ADERENTES

Image
ETIC

Lisboa

Image
Flag

Lisboa

Image
EDIT

Lisboa

EMPRESAS ADERENTES

Image


O programa  Zona II é mais do que um sonho bonito, precisa da força dos coletivos e da vontade de quem emprega, empresas, agências, estúdios e produtoras.


Se tens uma empresa nas áreas criativas,  pedimos-te que subscrevas connosco este pacto e faças parte daqueles que lutam todos os dias por um mercado criativo mais inclusivo em Portugal.


À semelhança de iniciativas de outros países, está na altura de aproximar as periferias da criatividade e não deixar que a ausência de um salário digno afaste os melhores talentos.


Sabemos que as pessoas que não têm uma rede de apoio forte não conseguem ingressar no mercado com tanta facilidade como as que têm, o que gera falta de diversidade no nosso setor, e acreditamos que podemos atenuar este grande entrave com este pacto. 

Contamos com a tua assinatura e com a tua empresa nesta iniciativa.


Image

O PACTO

NÓS EMPRESAS DA INDÚSTRIA CRIATIVA 


Assumimos o compromisso de contribuir ativamente para um ambiente diverso na nossa atividade: 


- Assegurando a igualdade de oportunidades, independentemente da origem, género, raça, estrato social, religião, idade e orientação sexual; 


- Assegurando a remuneração dos estágios com valores compatíveis com as funções desempenhadas;


- Cedendo tempo dos funcionários para participarem como voluntários nos programas promovidos pelo pacto; 


- Cedendo espaços para a realização de atividades ligadas à promoção da diversidade nas empresas.


Empresas aderentes:

Image
White Way

Lisboa

Image

Nossa™

Algés



Sobre os Criadores


Maria Goucha e Wil de Carvalho

Criativos em publicidade, ambos navegaram com dificuldades na indústria de maneiras diferentes. Conscientes das dificuldades do que é viver como uma minoria,  encontraram nesta área o que gostavam de fazer. 

Agora mais estáveis, decidiram dar de volta, e tentar trazer alguma mudança à indústria a que pertencem, para que os caminhos sejam mais fáceis, os ambientes mais diversos e as ideias mais ricas.


Maria Goucha I 32 anos I Diretora de arte I 180 Kingsday


Wil de Carvalho I 29 anos I Redator I We are David Madrid

Image
Image


Entrevista #FLAGtalks ‘ssoas da Casa com a anfitriã Joana Rita Sousa à conversa com Susana Albuquerque, Presidente do Clube e Will de Carvalho criador Programa Zona II.

Image overlay
undefined
Um programa de inclusão e diversidade para o mercado criativo português
undefined

Lorem ipsum dolor sit amet

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Image

Subscreve Newsletter

Inscreve-te e recebe a Newsletter CCP

Encontre-nos em:

Image
Image
Image
Image
Image
Image

Contactos

Campo de Santa Clara

Mercado de Santa Clara 1º piso

1100-472 Lisboa

Tel. +351 913 192 292

geral@clubecriativos.com