Image
DESIGN
I. CRAFT. Acabamento e Impressão

Anunciante

Sandeman/ Sogrape Vinhos

Agência

VOLTA Brand Shaping Studio
https://www.volta.pt/

Ouro

I. CRAFT. Acabamento e Impressão

Briefing

O desafio que nos foi lançado foi o de criar o conceito por trás desta homenagem, materializando-o num nome, desenho de garrafa e de embalagem onde repousaria este precioso vinho. Pretendia-se uma imagem de mistério e classe, com materiais nobres como o cristal e madeira. Elementos que posicionassem este vinho no segmento de alto luxo, com detalhes que remetessem diretamente para o Don e a sua inconfundível silhueta. O conceito surgiu da interpretação do DON como um véu (VEIL) da marca: algo que encobre, camufla ou envolve, que sugere algo (neste caso os magníficos vinhos da marca). VEIL é no fundo a representação escrita do mistério eterno do Don: um personagem sem cara, enigmático, ele próprio um blend (entre as capas de estudantes portugueses e os chapéus de cavaleiro espanhol).

Descrição

Criado em 1928 pelo artista George Massiot Brown, a icónica silhueta do Don, com a sua capa de estudante português, chapéu de cavaleiro espanhol e copo de Porto, rapidamente se tornou património central da Sandeman, levando-a a tornar-se uma das marcas mais reconhecidas do mundo das bebidas. Quase 100 anos depois da sua génese, surge a merecida homenagem a este personagem tão misterioso. Sendo a marca de Aged Tawnies mais premiada do mundo, Sandeman celebra o seu ícone com um raro e magnífico Very Old Aged Tawny com mais de 90 anos, cuja imagem representa tanto a excelência, aroma e sabor único deste vinho de luxo como o lado oculto, elegante e sedutor da silhueta do DON.

Resultado

Todos os elementos deste projeto projeto refletem e celebram o Don: a garrafa, desenhada e produzida em cristal, é uma homenagem visual à sua enigmática silhueta: do seu topo prateado, encimado por uma cápsula inspirada no seu chapéu de cavaleiro andaluz, parte a linha que define a volumetria da capa de estudante de Coimbra, terminando numa base rodada que representa as suas camadas ondulantes. A garrafa, que se pretende tão elegante quanto depurada, é conservada numa caixa em madeira de pau ferro, cuja porta perfurada é o véu que nos oculta (ou sugere) a magia do vinho. Iluminada no interior, desvenda-nos apenas o brilhante recorte da luminosa silhueta da garrafa (ou do DON?), criando uma inevitável atração e curiosidade pelo vinho e sua história.

Diretor Criativo

Pedro Vareta

Diretor Criativo Executivo

Pedro Vareta

Diretor de Arte

Pedro Vareta

Designer

Pedro Vareta

Redator

Pedro Vareta

Diretor de Contas

Lourenço Neves

Executivo Contas

Lourenço Neves

Arte Finalista

Pedro Vareta

Produtor

Aéme Manufacturas, Vista Alegre

Data de início de veiculação do trabalho

01/08/2021

Voltar para o topo

Responsável

01/08/2021
SANDEMAN VEIL VERY OLD TAWNY PORTO
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image

Subscreve Newsletter

Inscreve-te e recebe a Newsletter CCP

Encontre-nos em:

Image
Image
Image
Image
Image
Image

Contactos

Campo de Santa Clara

Mercado de Santa Clara 1º piso

1100-472 Lisboa

Tel. +351 913 192 292

geral@clubecriativos.com