Image
Image
16 de Setembro de 2021
Hot Clube de Portugal mostra as histórias d’ O Jazz na Banda Desenhada

Até 31 de dezembro estará patente no Hot Clube de Portugal, em Lisboa, uma exposição que mostra “as histórias de BD que o Jazz inspirou”.

Com curadoria de Leonel Santos, a mostra, intitulada O Jazz na Banda Desenhada, reúne obras de mais de trinta autores portugueses e estrangeiros, “do bebop de Will Eisner ao Harlem de Guido Crepax. Do Thelonious Monk de Youssef Daoudi aos Blues de Sergio Toppi. Os cartoons de Siné e Cabu e a pior banda do mundo de José Carlos Fernandes. Muñoz e Sampayo, Robert Crumb, Harvey Pekar, Alcimar Frazão, Loustal”, segundo informação divulgada pela organização.


“Todos os amantes do Jazz viram o “Cotton Club” de Francis Ford Coppola, o “Bird” de Clint Eastwood ou o “Round Midnight” de Bertrand Tavernier. Da mesma forma eles sabem que o Jazz atravessa o “On The Road” de Jack Kerouac e Charlie Parker é o protagonista de “O Perseguidor” de Julio Cortazar. O que menos saberão é que alguns dos mais talentosos autores de BD eram também amantes de Jazz e levaram o Jazz para as suas histórias”, diz Leonel Santos.


“Will Eisner, o autor de Spirit, desenhou histórias com Jazz nos anos 40, mas também o Guido Crepax das histórias eróticas de Valentina desenhou o Jazz do Harlem e o Sergio Toppi das histórias fantásticas das Mil e Uma Noites desenhou o Blues. Da mesma forma os cartunistas Cabu e Siné e os autores underground Robert Crumb e Harvey Pekar eram apaixonados pelo Jazz e levaram o Jazz para as suas pranchas. E é isso que se pode encontrar na exposição O Jazz na Banda Desenhada: o bebop e o blues,  Thelonious Monk, Billie Holiday e Charlie Parker, Nova York e o Harlem, o humor e os cartoons do Jazz; em histórias e ilustrações assinados por mais de trinta notáveis autores”, explica o curador.

Image

Subscreve Newsletter

Inscreve-te e recebe a Newsletter CCP

Encontre-nos em:

Image
Image
Image
Image
Image
Image

Contactos

Campo de Santa Clara

Mercado de Santa Clara 1º piso

1100-472 Lisboa

Tel. +351 913 192 292

geral@clubecriativos.com