Image
Image
28 de Setembro de 2021
"ENTRETANTO" de Mónica Mindelis

“ENTRETANTO”

A dimensão organicista do corpo de trabalho de Mónica Mindelis, encontra-se explícito entre as diversas pinturas e uma série de cinco objectos escultóricos.

A composição expositiva que nos apresenta, move-se em torno do cheio e do vazio, e da materialização de uma ideia que convoca conceitos de tradição filosófica e artística.

No dia 28 de setembro, a Galeria NAVE apresenta na Sociedade Nacional de Belas Artes de Lisboa, o mais recente trabalho da artista plástica Mónica Mindelis com a série 'ENTRETANTO', que estará patente até 21 de outubro de 2021, na Galeria de Arte Moderna.



Esta exposição celebra o reconhecimento e a gratidão pela Sociedade Nacional de Belas Artes, instituição por onde a artista passou, e que em 2021 assinala os 120 anos da sua existência.


O trabalho que Mónica Mindelis apresenta na série “Entretanto”, traduz a impossibilidade do acesso a um tempo passado, sem ser através da memória e da percepção da relação comum entre a arte e a nossa própria existência.


A espiritualidade do tempo, em comunhão com a linguagem íntima e exploratória da artista, transportam a imaterialidade de uma malha tecida de vazios em que uma linha invisível une as diversas pinturas à óleo sobre papel e a instalação dos objetos gravados em gesso. Esta abstração, revela uma intenção para além dos actos e dos símbolos, sintomas do que está para lá do traço impresso, são um convite ao encontro com o interior da obra e que seduz à aproximação do olhar do espectador.


28 de setembro a partir das 16 horas

Galeria de Arte Moderna da

SOCIEDADE NACIONAL DE BELAS ARTES

Mercedes Cerón, directora artística da galeria NAVE


Image

"Uma rede é um conjunto de vazios unidos por um fio", 2021

Gravura em placa de acrílico impressa sobre gesso.


Image

"Ela sobe e desce nas ondas do seu coração", 2021

Stick de óleo sobre papel Fabriano Rosaspina.


Image

"Tem-se na mão as palavras luminosas", 2021

Stick de óleo sobre papel Fabriano Rosaspina


PHOTO CREDITS PHOTODOCUMENTA.


SOBRE A ARTISTA MÓNICA MINDELIS


Mónica Mindelis (1978, São Paulo) estuda Artes Plásticas (2001) pela Faculdade Santa Marcelina em São Paulo, e muda-se para Lisboa em 2006 - cidade paterna, onde estuda Design Gráfico na ETIC e mais tarde em 2011, Pintura na Sociedade Nacional de Belas Artes de Lisboa.

 

Recebeu vários prémios entre os quais em 2000, Ocupação Galeria Mário Schenberg, FUNARTE, São Paulo e já em Portugal (2011) na Bienal Internacional de Pintura da Fundação Rotária Portuguesa, na Covilhã. Das suas exposições individuais destacam-se em 2012 “Mónica Mindelis” na Bloco 103 Contemporary Art (Lisboa) com quem viria a colaborar durante vários anos e até 2016 na Galeria Miguel Justino. Em 2013 “Dentro Desta Barafunda de Pinceladas” no Chiado Underscore (Lisboa) e em 2019 “Sonho do Voo” na Adega 23 em Castelo Branco. Desde 2002 que participa em várias exposições colectivas como “Mail Art” Castel San Pietro Terme (Bologna), em 2003 “Site-specific” na FUNARTE (São Paulo), com curadoria de Shirley Pães Leme, 2011 e 2013 respectivamente na 16ª e 17ª Bienal de Cerveira, em 2014 “Como se fosse a primeira vez”, Galeria Miguel Justino (Lisboa), em 2015 “Entre o Sul e o Oeste, a Arte Portuguesa de Hoje” no CAC de Málaga, 2016 “Territórios”/ Galeria Miguel Justino (Lisboa) e em 2019 “Palimpsestos” na Zet Gallery (Braga). Durante 2020, participou em duas residências artísticas - em Guimarães e Vila Verde, com a curadoria de Helena Mendes Pereira no Programa “Amar o Minho”.


Image

Subscreve Newsletter

Inscreve-te e recebe a Newsletter CCP

Encontre-nos em:

Image
Image
Image
Image
Image
Image

Contactos

Campo de Santa Clara

Mercado de Santa Clara 1º piso

1100-472 Lisboa

Tel. +351 913 192 292

geral@clubecriativos.com