Image
Image
11 de Maio de 2022
Julião Sarmento, Abstracto, Branco, Tóxico e Volátil

O Museu Coleção Berardo tem o prazer de convidar para a  exposição de Julião Sarmento, Abstracto, Branco, Tóxico e Volátil.

Julião Sarmento (1948–2021) foi um dos artistas portugueses com uma carreira internacional mais solidamente firmada, tendo construído um percurso artístico de enorme coerência, riqueza e intensidade. Em permanente renovação, em estreita ligação com as práticas artísticas da sua época e muito influenciado pela cultura anglo-saxónica e pelos temas e imagens da literatura e do cinema, utilizou uma grande diversidade de meios e técnicas para implantar um vocabulário conciso de imagens ambíguas. A sua obra tem uma dimensão performativa e teatral, acumulativa pela permanente convocação de temas e de representações intemporais — como a mulher, a sexualidade, a transgressão, a memória, a dualidade, a casa, a palavra — que funcionam como eixos estruturantes da sua obra. 


A exposição Abstracto, Branco, Tóxico e Volátil reúne uma seleção de obras muito significativa que resultou de uma estreita colaboração do artista com a curadora Catherine David.  Legenda/ Imagem:Julião Sarmento, Abstracto, Branco, Tóxico e Volátil, 1997.Acetato polivinílico, pigmentos e grafite sobre tela de algodão não preparado. 250 x 399 cm.Museo Extremeño e Iberoamericano de Arte Contemporáneo (Badajoz). Foto: Archivo fotográfico del Museo Extremeño e Iberoamericano de Arte Contemporáneo  


Inauguração da exposição: 11/05/2022, 17h00-21h00, patente até: 01/01/2023. 

Image

Subscreve Newsletter

Inscreve-te e recebe a Newsletter CCP

Encontre-nos em:

Image
Image
Image
Image
Image
Image

Contactos

Campo de Santa Clara

Mercado de Santa Clara 1º piso

1100-472 Lisboa

Tel. +351 913 192 292

geral@clubecriativos.com