Image
Image
6 de Abril de 2021
Palavra Cruzada com Helena Vasconcelos :: De quem escreve para quem lê

Helena Vasconcelos conversa com dois escritores e duas escritoras, em quatro entrevistas, que poderão ser vistas online, na plataforma RTP Palco.

Conversa com António Mega Ferreira, Ana Margarida Carvalho, José Luís Peixoto e Dulce Maria Cardoso para assistir na RTP Palco

16 e 30 de março, 13 e 27 de abril

Sessão aberta ao público no zoom para quem quiser conversar sobre o livro sugerido por cada um destes escritores.

23 de março, 6 e 20 de abril, 4 de maio 


Todas as terças-feiras, às 18h00, a partir de 16 de março

Como é o caminho que os livros percorrem desde o momento em que saem das mãos de quem os escreve até às de quem deles se apropria? Por que transformações passam as palavras, formadas na mente e nos dedos de quem escreve, ao atravessarem distâncias inusitadas, até serem colhidas e absorvidas por quem lê? Que força, que paixão, que impulso unem o(a) escritor(a) aos leitores(as)? O que é que se perde e o que é que se ganha, nessa acidentada viagem? 

Este jogo de cumplicidades que se cria (ou não) entre estranhos (quem escreve e quem lê) é um dos mistérios da civilização, no que ela tem de mais comunitário, gregário, intelectual. Para discutir e aprofundar esse périplo, Helena Vasconcelos conversa com dois escritores e duas escritoras, em quatro entrevistas, que poderão ser vistas online, na plataforma RTP Palco. 


No final de cada entrevista, haverá uma sugestão de leitura, e uma semana depois, uma sessão também online, na plataforma Zoom, aberta ao público para quem desejar discutir, analisar e opinar.


16 de março às 18:00 > António Mega Ferreira na RTP Palco
A criação, a sedução, a viagem, a imaginação, numa conversa com António Mega Ferreira. O seu saber enciclopédico, a sua infinita curiosidade e a sua inconfundível e entusiasta forma de comunicar, fazem dele o convidado ideal para estas conversas sobre a experiência da leitura e a sua profunda ligação com a existência.

23 de março às 18:00 na Plataforma Zoom: sessão pública sobre o livro O que há-de voltar a passar, de António Mega Ferreira.

30 de março às 18:00 > Ana Margarida de Carvalho na RTP Palco
Licenciada em Direito, jornalista, mãe de dois filhos, Ana Margarida de Carvalho surpreendeu o universo da literatura portuguesa em 2013, com o seu romance Que Importa a Fúria do Mar, seguido de mais dois, Não se Pode Morar nos Olhos de um Gato, de 2016, e O Gesto que Fazemos para Proteger a Cabeça, de 2019, obras premiadas e sujeitas a grande escrutínio pela inovação na linguagem, pela escrita arrebatadora e pelo uso de imagens e metáforas surpreendentes. Helena Vasconcelos falará com a autora sobre a sua singularidade e inovação estilística e sobre os projetos para o futuro.

6 de abril às 18:00 na Plataforma Zoom: sessão pública sobre o livro Que importa a fúria do mar, de Ana Margarida de Carvalho.

13 de abril às 18:00 > José Luís Peixoto na RTP Palco
Nasceu no ano da Revolução – 1974 – e, a partir de Morreste-me (2000), um pequeno livro que transformou definitivamente o panorama literário português, não parou de escrever, de publicar, de ser traduzido em dezenas de línguas. José Luís Peixoto, autor de contos, livros infantis e de viagens, poeta e exímio prosador, levou para o mundo uma certa «portugalidade» que ele tornou universal. Um dos chamados «herdeiros de Saramago», foi o primeiro a ganhar o prémio com o nome do Nobel português. Helena Vasconcelos falará com o autor sobre o seu imaginário, o confinamento e os seus projetos para o futuro.

20 de abril às 18:00 na Plataforma Zoom: sessão pública sobre um livro a definir.

27 de abril às 18:00 > Dulce Maria Cardoso na RTP Palco
Começou a publicar em 2002 e o romance Campo de Sangue foi imediatamente elogiado pela sua singularidade e profundidade. Dulce Maria Cardoso, oriunda de Trás-os-Montes, cresceu em Luanda, Angola, e essa experiência deu origem a uma das mais importantes obras literárias sobre a descolonização, o romance O Retorno (2011). Daí até Eliete. A vida Normal, publicado em 2019, tem percorrido um caminho singular e notável. Helena Vasconcelos falará com a autora sobre a sua obra, as suas preocupações, o seu ativismo e sobre o que se segue no seu horizonte.

4 de maio às 18:00 na Plataforma Zoom: sessão pública sobre um livro a definir.

>> Saiba mais aqui
 



Image

Subscreve Newsletter

Inscreve-te e recebe a Newsletter CCP

Encontre-nos em:

Image
Image
Image
Image
Image
Image

Contactos

Campo de Santa Clara

Mercado de Santa Clara 1º piso

1100-472 Lisboa

Tel. +351 915 195 910

geral@clubecriativos.com