Image
Image
21 de Abril de 2021
Festival World Creativity Day

Pelo terceiro ano, Portugal abre espaço para movimento global da criatividade

Cidades em diferentes concelhos conhecem ações do World Creativity Day

World Creativity Day é o maior festival colaborativo de criatividade do mundo e vai ocorrer simultaneamente em 128 cidades de 18 países nos dias 21 e 22 de abril. Nações em todos os continentes, entre elas Portugal, celebram a criatividade e inovação como parte imprescindível no giro da economia mundial, ainda mais num momento pós-pandemia, em que se procuram novas soluções, novos caminhos e novos propósitos. Este ano, o evento global terá o tema Novo Mundo, Novas Habilidades, e será a maior feira de experiências educacionais criativas com a intenção de acelerar o desenvolvimento do capital humano com foco nas 10 principais habilidades e competências para o futuro apresentadas pelo Fórum Económico Mundial.


Em Portugal, o movimento conta com líderes locais nas cidades de Lisboa, Porto, Braga, Matosinhos, Santo Tirso e Alverca. A missão desses líderes é auxiliar na indicação e realizar a curadoria de criativos que remetam à força da inovação e do desenvolvimento sustentável através de processos considerados “fora da caixa”. Após quatro anos de evento mundial, sendo que três deles já cá em Portugal, o World Creativity Day será totalmente on-line com uma programação que incluirá talks, oficinas e workshops abertos a qualquer interessado, independentemente da localização geográfica. “O World Creativity Day foi concebido para que tenhas acesso a uma rede de aprendizagem para te poderes desenvolver criativamente. Acreditamos que a única maneira de ser uma pessoa criativa é fazer coisas criativas repetidamente, e aqui vais encontrar justamente meios para isso”, comenta Felipe Zamana, representante do evento em Portugal.


O palco principal do World Creativity Day será aberto pela plataforma YouTube com a participação de representantes da UNESCO MIL ALLIANCE (https://en.unesco.org/milcities) e palestras de especialistas da Singularity University, The School of Life, entre outras. Além disso, estima-se mais de 1.500 atividades simultâneas através da aplicação Dia da Criatividade, disponível para iOS e Android. Tudo produzido por inspiradores e especialistas em mais de 120 cidades de 18 países, consolidando a data como a maior experiência imersiva do planeta com a missão de acelerar a revolução da aprendizagem e garantir que milhares de pessoas possam desenvolver novas habilidades com foco em empregabilidade e geração de renda, contribuindo para reduzir os danos e prejuízos causados pela pandemia. 


Um exemplo do que Portugal irá contribuir na programação está na atividade MicroRevoluções AntiCapacitistas, em que Catarina Oliveira, uma ativista pelos direitos da pessoa com deficiência em Portugal e embaixadora da Associação Salvador, uma entidade que visa apoiar pessoas com deficiência motora, irá reforçar o debate sobre discriminação.

Image
Image

Milhares de bolsas de estudo serão doadas aos participantes

Um dos grandes destaques dessa edição a nível mundial é uma campanha de doação de bolsas de estudos já realizada com o apoio de algumas escolas referidas mundialmente no quesito de cursos livres. Serão 111.255 bolsas de até 100%, o equivalente a 3 milhões de euros (€) doados em bolsas de estudo mostrando que as escolas apoiam a causa e a comunidade do World Creativity Day, com o objetivo de ampliar a capacidade criativa da sociedade para acelerar a retomada da economia pautada pela inovação e pelo conhecimento em rede. “Estamos diante de uma mudança de paradigma na qual a retomada da confiança pós-pandemia deve servir como um catalisador para uma revolução na aprendizagem que garanta a transição para uma economia digital e de baixo carbono garantindo emprego e renda para todos através da criatividade”, avalia o idealizador e diretor-geral do World Creative Day, Lucas Foster.


O coronavírus acelerou a automação do trabalho e o Fórum Económico Mundial chamou a atenção para o risco de uma nova “geração perdida”. Deste modo, emprego e geração de renda serão tão importantes quanto o combate à doença a partir de agora. Muitas pessoas estão com medo de perder os seus empregos e tantas outras tiveram que empreender. Por isso é que o desenvolvimento de novas habilidades é tão importante, seja para garantir a empregabilidade ou para fazer o novo negócio dar certo.


“O Fórum Econômico Mundial lançou o movimento Reskilling Revolution, cujo foco é impactar 1 bilhão de pessoas até 2030 no desenvolvimento de novas habilidades como o pensamento crítico, a resolução de problemas complexos, criatividade e originalidade, liderança e influência social”, reforça Foster. “Decidimos apoiar a nova educação para o desenvolvimento de habilidades do futuro como forma de ampliar a capacidade criativa da sociedade, recriando o desenvolvimento social económico pautado pela sustentabilidade e pelo conhecimento em rede”. Além das 10 sugeridas pelo órgão internacional, a World Creativity Organization optou por incluir outras três categorias que consideram fundamentais: “consciência ambiental, interdependência e regeneração”, “respeito à diversidade, gêneros e relações étnico-raciais”, e “artes, técnicas e expressão artística”.

 

Dinâmica para receber as bolsas de estudo nas escolas criativas parceiras


Depois do evento online totalmente gratuito nos dias 21 e 22 de abril, os participantes poderão ter acesso a bolsas de estudo que podem chegar a 100% de desconto nos cursos livres oferecidos pelas escolas parceiras do Dia Mundial da Criatividade, como a Singularity University, Doméstika, a Descola, a ECHOS, a Saibalá, Perestroika e The School of Life. Basta utilizar o código de participação  nas atividades dos dias 21 e 22 para aceder à plataforma Creative Card.


A World Creativity Organization é responsável pelo World Creativity Day e acredita que empregabilidade e geração de renda serão a causa mais importante do ano. Por isso, aliou-se ao programa do Fórum Econômico Mundial e irá fazer sua revolução criativa pela educação para as novas habilidades.

 

As escolas criativas participantes que aderiram à causa

Freela School; Digital House; Echos; Escola de Criatividade; Descola; Cuidadoria; The Professional Creative; Perestroika; Design Thinkers Academy; Moporã Play; Saibalá; Trampos.co; Escola do Caos; Fábrica de Criatividade; SingularityU Brazil; Creative Education Foundation; EspaçoNave; FIAP; The School of Life; UnlockOmelete; VRS Academy; Creative Education; Domestika; Faber-Castel; Sustentare - Escola de Negócios.

 

Sobre o criador do World Creativity Day

Lucas Foster é psicólogo, especialista em criatividade, além de empreender e investir na área de economia criativa. Fundou a Originals Network, holding de negócios criativos proprietária das empresas ProjectHub, LabCriativo e Originals Media House. Idealizou o Prémio Brasil Criativo, consagrado como a premiação oficial da economia criativa brasileira e o World Creativity Day, iniciativa global que celebra a criatividade como matéria-prima para o desenvolvimento sustentável.


Considerado um dos principais nomes por trás da economia criativa no Brasil, é também o responsável pela maior comunidade de incentivo à criatividade do país. Segue em busca de fazer crescer uma comunidade apaixonada pela inovação com iniciativas diversificadas, sempre conectadas pela criatividade e ousadia.

 

Serviço

O quê: Dia Mundial da Criatividade (World Creativity Day)

Quando: 21 e 22 de abril

Onde: no YouTube e no aplicativo oficial WCD 2021

 

World Creativity Day

www.worldcreativityday.com

www.instagram.com/worldcreativityday

www.youtube.com/c/WorldCreativityChannel

Image

Subscreve Newsletter

Inscreve-te e recebe a Newsletter CCP

Encontre-nos em:

Image
Image
Image
Image
Image
Image

Contactos

Campo de Santa Clara

Mercado de Santa Clara 1º piso

1100-472 Lisboa

Tel. +351 913 192 292

geral@clubecriativos.com