TEDxPorto 2023
TEDxPorto 2023
4 de Março de 2023
TED x Porto 2023 - Pontes

PONTES é o tema da próxima edição do TEDxPorto, que se realiza a 4 de março de 2023, na Alfândega do Porto.

Vais poder conhecer ideias e projetos disruptivos e inovadores, com impacto real na comunidade. Ideias e projetos que te fazem questionar, refletir, expandir horizontes e, acima de tudo, reforçar a esperança de um futuro positivo e partilhado entre todos.

Conhece o manifesto.

TEDxPorto 2023

Oradores

TEDxPorto 2023

Rosário Costa

Design Director

Rosário Costa é Global Design Director da LEGO®️ DUPLO®️. Com uma carreira de 25 anos no The LEGO Group, abarcou funções de liderança em equipas de design diversas, de linhas clássicas e novas da LEGO, com o objetivo de inspirar e desenvolver os construtores de amanhã. Rosário faz isso transformando a sua profunda compreensão da natureza e do poder do brincar em experiências envolventes e práticas para crianças e adultos.

Foi uma força motriz no desenvolvimento e lançamento da LEGO®️ Friends, uma inovação revolucionária que conseguiu envolver muito mais crianças no mundo no LEGO Brick Play.

Convencida de que a brincadeira tem um poder intrínseco para unir pessoas, aumentar a felicidade e potenciar a aprendizagem ao longo da vida, com a sua talk irá desafiar-nos a acordar a nossa criança interior. Vai falar-nos sobre como diminuir o fosso entre crianças e adultos, alegando que nunca é tarde para começar a aprender com as crianças e libertar o poder da brincadeira dentro de cada um de nós.

TEDxPorto 2023

Greg Gage

Neurocientista

Greg Gage é um inventor, neurocientista e empreendedor cujo objetivo é levar o conhecimento sobre a neurociência a cada vez mais pessoas. Se por um lado a neurociência parece um bicho de sete cabeças, Greg arranjou formas de desmistificar esta ciência e torná-la mais acessível. E é isto mesmo que virá mostrar, e provar, na sua talk no TEDxPorto.

Greg Gage é co-fundador e CEO da Backyard Brains, uma organização que desenvolve ferramentas open source, que permitem a qualquer pessoa, incluindo estudantes, participar em descobertas relacionadas com o cérebro.

Com o seu trabalho procura inspirar e despertar a curiosidade de crianças em aprender mais, desde cedo, sobre o cérebro, pois acredita que terá um impacto nos neurocientistas do futuro. Segundo ele, no que diz respeito ao conhecimento sobre o cérebro, ainda estamos na “idade das trevas”. Uma em cada cinco pessoas será diagnosticada com uma doença cerebral que ainda não tem cura. Ao envolver e inspirar cada vez mais pessoas a tornarem-se neurocientistas, talvez se possa encontrar a cura para doenças como Alzheimer e Parkinson.

No seu currículo conta já com várias distinções, como o Prémio Barack Obama - White House Champion of Change, pelo seu trabalho na área científica, com nove TED talks com milhões de visualizações, tendo estado ainda envolvido em dezenas de publicações. Desenvolveu também várias ferramentas de aprendizagem na área da neurociência: “The Neuron SpikerBox”, uma ferramenta open source DIY, que pode ser usada a partir de qualquer dispositivo para monitorizar atividade cerebral em tempo real, e o “The Human to Human Interface”, uma ferramenta que permite a uma pessoa controlar o livre arbítrio de outra.

Greg Gage virá salientar princípios básicos da neurociência utilizando mecanismos DIY, através de neurofisiologia, estimulação elétrica funcional, e micro-estimulação, entre outros.

TEDxPorto 2023

Henrique Cymerman

Jornalista Internacional e Correspondente

Henrique Cymerman é um premiado jornalista internacional correspondente no Médio Oriente da SIC, Expresso e de outros meios de comunicação internacionais. Nos últimos 30 anos, Cymerman cobre regularmente o Médio Oriente em cinco línguas, de Marrocos à Síria, passando por Israel, Palestina e o Golfo Pérsico. Publicou cinco livros, que se encontram traduzidos em seis línguas, e entrevistou os principais líderes e protagonistas do Médio Oriente e do mundo. O jornalista luso-israelita é o mais premiado do mundo na atualidade, com 24 prémios internacionais, tendo sido ainda nomeado “Anjo da Paz” pelo Papa Francisco, com quem colabora há 10 anos, e candidato ao Prémio Nobel da Paz em 2015. Foi designado “Grande Comendador da Ordem do Infante Dom Henrique” por Jorge Sampaio, e recebeu a máxima “Ordem do Mérito Civil” pelo Rei de Espanha. Nos últimos anos participou em contatos discretos entre Israel e vários governos árabes, contribuindo assim para os históricos Acordos de Abraão assinados entre Israel, os Emirados Árabes Unidos, o Bahrein, Marrocos e o Sudão. Henrique Cymerman é o fundador e primeiro Presidente da Câmara de Comércio e Inovação Israel-Jordânia e Países do Golfo e em 2022 recebeu o prémio de "Inovação no campo da Comunicação" do Centro Peres pela Paz e a Inovação. No palco do TEDxPorto, irá abordar as pontes humanas que encontrou ao longo do seu caminho, que contribuem para derrubar os muros físicos e psicológicos que transformaram esta região na mais violenta do mundo.

TEDxPorto 2023

Mariana van Zeller

Jornalista de Investigação

Mariana van Zeller é uma premiada correspondente e jornalista de investigação e co-fundadora da Muck Media. É apresentadora e produtora executiva da série indicada ao Emmy da National Geographic, Trafficked with Mariana van Zeller (Na Rota do Tráfico). Este programa, agora na sua quarta temporada, mostra um olhar sem precedentes e com nuances sobre os mercados negros globais e as redes de tráfico. A sua reportagem rendeu-lhe um Peabody, um duPont, um Television Academy Honor e o Livingston Award for Young Journalists. Acreditando que ninguém nasce querendo ser um criminoso, no palco do TEDxPorto irá fazer a ponte entre o mundo do crime e os seus contextos, apelando à empatia em relação às pessoas que nele trabalham.

TEDxPorto 2023

Piers Taylor

Arquiteto

Piers Taylor é um premiado arquiteto britânico, apresentador de séries na BBC Two e do documentário da Netflix “The World’s Most Extraordinary Homes”. Fundador do Invisible Studio, esta é uma prática multi-premiada utilizada internacionalmente. Taylor está interessado em repensar a prática da arquitetura, tornando-a menos determinada, mais relacional e mais capaz de responder a formas improvisadas de trabalho. Está interessado em processos participativos como oportunidade de capacitação, procurando descobrir uma forma diferente de arquitetura através de processos emergentes e de co-autoria. Taylor vive e trabalha num bosque de 40 hectares que utiliza como local de ensaio, onde cria em co-autoria com não-arquitectos, amadores, matemáticos, músicos e trapezistas, de forma a escapar à tirania da arquitectura como disciplina fechada e contida que tem dominado desde a Renascença. No TEDxPorto Piers Taylor questionará a banalidade entre o que pode ser preconcebido na sua totalidade por um autor solitário, divorciado das deliciosas contingências que emergem das pessoas, processos, contexto e materiais, em comparação com os projectos criados por múltiplas mãos, onde muitas pessoas concebem e fazem em conjunto, enriquecendo e acrescentando algo a cada movimento feito pelo outro.

TEDxPorto 2023

Subscreve Newsletter

Inscreve-te e recebe a Newsletter CCP

Encontre-nos em:

TEDxPorto 2023
TEDxPorto 2023
TEDxPorto 2023
TEDxPorto 2023
TEDxPorto 2023
TEDxPorto 2023
TEDxPorto 2023
TEDxPorto 2023

Contactos

Campo de Santa Clara

Mercado de Santa Clara 1º piso

1100-472 Lisboa

Tel. +351 913 192 292

geral@clubecriativos.com

built by

Bondhabits
Website desenvolvido por BondHabits