Image
Image
26 de Agosto de 2021
18 Jovens criativos de 7 países são All-Stars Portfolio Night

Há muito reconhecida como o maior programa mundial de revisão de portfólios publicitários, a Portfolio Night 2021 é uma noite de aconselhamento, networking e recrutamento que tem lugar em cidades de todo o mundo com o objetivo de ajudar a próxima geração de talentos criativos a entrar na indústria. Devido à pandemia, o evento decorreu pela primeira vez virtualmente, em maio.

 


Desde o início em 2003, a Portfolio Night teve lugar em 70 cidades de 45 países, com quase 10.000 portfólios analisados, e serve como porta de entrada para os jovens talentos acederem ao mercado de trabalho, permitindo que centenas de diretores criativos de renome internacional se encontrem e orientem as novas gerações. A iniciativa serve também como uma ferramenta crucial para as agências e empresas no recrutamento de jovens talentos.

 

Na Portfolio Night de 2021 os profissionais de vários países do mundo selecionaram 18 jovens criativos como All-Stars. Normalmente seriam enviados para Nova Iorque pelo The One Club para trabalhar em equipa num briefing criativo de uma grande marca global, durante uma semana. Infelizmente a competição All-Stars deste ano também se realizou virtualmente de 9 a 16 de agosto.  

 

O evento deste ano foi patrocinado pela FCB, que disponibilizou mentores e os elementos do júri e o desafio foi um brief para a marca Walmart. Os jovens trabalharam em grupos de 2 a 4 pessoas de diferentes países, apresentando depois o resultado em pitch perante o júri, que elegeu o melhor projeto.

 

A primeira edição Portfolio Night em cooperação com o Clube decorreu em 2019 em Lisboa, e este ano voltou a acontecer mas em formato online. Convidámos trinta diretores criativos portugueses para avaliaram os portfólios dos candidatos. A edição de 2021 contou com o apoio essencial e patrocínio da Sagres.

 

Os vencedores portugueses, que representaram o nosso país, “chegaram” de NY com uma experiência gratificante e enriquecedora. Catarina Marques, designer gráfica integrou um grupo de All-Stars que recebeu Menção Honrosa Ouro e o Sávio Hatherly, diretor de arte, integrou um grupo de trabalho que recebeu Menção Honrosa Prata. Aqui ficam os testemunhos da sua experiência nesta iniciativa:

Image
Image


“Uma equipa separada por três países e três fusos horários, a responder a um briefing de um gigante, o Walmart, numa semana. "Como é que o Walmart pode transmitir à Geração Z que é uma empresa sustentável?". Foi um desafio com um resultado gratificante e feedback enriquecedor, tanto do cliente, como da FCB. Faltou a emoção de vivê-lo ao vivo em Nova Iorque, mas as aprendizagens, networking e espírito de equipa estiveram presentes. Um enorme obrigada à FCB North America, ao The One Club for Creativity e ao Clube de Criativos pela oportunidade e confiança.” 

Catarina Marques, designer gráfica e diretora de arte 

 

"NY de perto é muito mais interessante, é claro, mas por conta da pandemia a viagem para NY vai ter de ficar para depois. O formato precisou ser totalmente online, mas ainda assim foi sem dúvida uma ótima experiência.

O meu grupo tinha criativos da Malásia, Egito e Detroit e penso que essa troca é que faz as coisas serem ainda mais interessantes, além de responder a um briefing de um gigante como Walmart e ter ainda o CCO e outros líderes da FCB Chicago a analisar as suas ideias.

É gratificante "voltar de NY" com uma Prata, representando um país que já me ofereceu tanto como Portugal". 

Sávio Hatherly, diretor de arte

Biografias:


Catarina Marques , designer gráfica e diretora de arte 

https://catamarques.com/

 

Esta designer gráfica e diretora de arte portuguesa, encontrou o seu lugar no universo criativo entre Lisboa, Roma e Barcelona. 

É apaixonada por cada expressão da arte, obcecada pelas cores e pelo peculiar.

Ao longo dos anos trabalhou com vários clientes, desde a Samsung aos mais importantes museus de arte de Lisboa. Também colaborou como freelancer para o seu bar favorito, O Bom O Mau e O Vilão, e foi redatora da METAL Magazine.

Desde setembro de 2018, integra a da equipa Silvadesigners.

Trabalhou para os clientes Fundação Gulbenkian, Fundação EDP, EGEAC, Câmara Municipal de Lisboa, Observador Lifestyle, Fundação José Saramago, Casa Fernando Pessoa, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Imprensa Nacional Casa da Moeda, Samsung, Sheraton, Olivier, Sociprime, METAL Magazine, Le Chat e O Bom O Mau e O Vilão.

 

 

Sávio Hatherly, diretor de arte

http://www.saviohatherly.com/

 

Diretor de Arte brasileiro, há 4 anos desembarcou em Portugal com sua esposa e alguns Leões de Cannes nas malas. Hoje acumula na bagagem mais de 180 prémios internacionais e o seu melhor GP: um filho português. 

Atualmente trabalha na Wunderman Thompson Lisboa.

Já foi premiado em festivais como: Cannes Lions, NY Festivals, CLIO Awards, ADC * E, El Ojo de Iberoamérica, CCSP / CCP / CCRJ (Creative Club Brasil, Portugal e Rio de Janeiro), Ad Stars, Lürzer Archive, Wave Festival, Lisbon Awards,White Square, Prémios Lusófonos, The Adforum PHNX Tribute e outros.

Em 2021 foi eleito o Melhor Diretor de Arte em Portugal na Luerzer's Archive é um dos TOP 5 Melhores Diretores de Arte em Portugal no CCP, além de contribuir para que a NOSSA triunfasse como "Agência do ano em Brand Experience", "Anunciante do ano", 2  ouros + 2 pratas + 3 bronzes no CCP. Genial Loci Award, nomeação para Grand Prix e Europe Star, 1 Gold + 2 Silver no ADC * E.

Em 2020 ajudou colocar a agência NOSSA no El Ojo de Iberoamérica como: # TOP5 das Agências Independentes, Melhor Agência, Ideia e Marca em Portugal, incluindo 2 ouros e 1 bronze no El Ojo de Iberoamérica.

Foi júri em alguns festivais: New York Festivals, The One Club, Best Ads On TV, Ad Stars, Brand Film Awards EMEA, Mobius Awards, PHNX Tribute, The Design Kids, Creativity International Awards, CSS Design Awards e The Communicator Awards.

Trabalhou em agências como: Neogama BBH Brasil, WMcCANN, DM9DDB e Artplan. Em Portugal trabalhou na NOSSA e na FCB Lisboa.

Relacionados

Image

Subscreve Newsletter

Inscreve-te e recebe a Newsletter CCP

Encontre-nos em:

Image
Image
Image
Image
Image
Image

Contactos

Campo de Santa Clara

Mercado de Santa Clara 1º piso

1100-472 Lisboa

Tel. +351 913 192 292

geral@clubecriativos.com