Image
Image
10 de dezembro de 2020
A 29.ª edição dos Prémios ADCE conta com a participação de 864 trabalhos criativos de 22 países

 

A 29.ª edição dos Prémios ADCE irá decorrer online e a cerimónia de anúncio dos vencedores terá lugar na quinta-feira, 17 de dezembro, com transmissão no canal da ADCE no Youtube pelas 17h00.

 

O júri irá reunir-se online de 11 a 15 de dezembro para deliberarem sobre o melhor trabalho criativo de toda a Europa

 

A edição atual inclui novas categorias ligadas às e ofícios, além do novo Genius Loci e do Prémio European Star Johannes Newrkla, rebatizado com o nome do membro fundador da ADCE, que recentemente nos deixou.

A 29.ª edição dos Prémios ADCE para o Melhor do Design e Publicidade Europeia decorrerá online com a participação de 864 trabalhos criativos provenientes de 22 países europeus. Apesar das circunstâncias sem precedentes decorrentes da Covid-19, o ADCE pretende, ainda assim, celebrar os melhores trabalhos realizados em toda a Europa ao longo do ano, mantendo o concurso anual que teve início em 1990.

Seis profissionais internacionais de topo presidirão aos júris em 2020 sob a liderança de Adrian Botan, Chief Creative Officer Europe e Global Executive Creative Director no McCann Worldgroup. São eles:

 

 Filmes e Áudio:Mortiz Merkel, Produtor Executivo da Stink Films (Alemanha).

Imprensa e Outdoors:Kate Stanners, Presidente e Global Chief Creative Officer da Saatchi & Saatchi (Reino Unido).

Interatividade e Mobile:Viktor Shkurba, Diretor Criativo e fundador do ka.ka.ha isdgroup (Ucrânia).

Design:Rocío Martinavarro, Fundadora e Diretora da Mayúscula (Espanha).

Experiência de Marca:Aleksandrs Bētiņš, Diretor Criativo e Partner da Not Perfect | VMLY&R (Letónia).

Integração e Inovação:İlkay Gürpınar, Diretor Criativo da TBWA\Istambul (Turquia).

 

No total, foram selecionados 64 criativos de topo de 21 países europeus para integrar os júris, que se reunirão online de 11 a 15 de dezembro para debaterem e escolherem os melhores trabalhos criativos oriundos de toda a Europa, antes de atribuírem as classificações de Nomeados, Prata e Ouro em cada categoria, bem como o Grande Prémio geral, a revelar na quinta-feira, 17 de dezembro. A cerimónia de anúncio dos vencedores será transmitida em direto no canal do ADCE no Youtube às 18h, Hora da Europa Central.

 

Categorias


"Esta edição especial dos Prémios ADCE inclui novas categorias que refletem as necessidades dos clubes locais e respondem às mudanças na comunicação e na criatividade", explicou Susana Albuquerque, Presidente do Clube Criativos Portugal e membro do conselho de administração e da comissão de prémios do ADCE.

As novas categorias dão mais espaço às artes e ofícios, tanto na publicidade (filme, música, animação, fotografia e ilustração) como no design (desenho, fotografia, tipografia, visualização de dados e experiência de serviços digitais). A categoria "Promoções e Novos Media", que passa agora a chamar-se "Experiência de Marca", inclui agora as Promoções, Ativação de Marca e Relações Públicas. Por seu lado, a categoria "Integração e Inovação" inclui agora os Conteúdos de Marca e a Melhor Utilização de Dados.

Assim, os trabalhos serão avaliados em seis categorias: Filmes e Áudio, Imprensa e Outdoors, Interatividade e Mobile, Design, Experiência de Marca e Integração e Inovação, juntamente com os prémios Aluno Europeu do Ano e Jovem Criativo Europeu, destinados a celebrar o talento jovem.

Prémios ADCE Genius Loci e European Star Johannes Newrkla

O novo prémio ADCE Genius Loci foi criado para celebrar os valores da diversidade das culturas locais europeias. Presta homenagem à excelência criativa capaz de revelar o clima peculiar de cada região da Europa, o espírito de um lugar específico no excepcionalmente rico património cultural europeu.

Da mesma forma, o Prémio European Star Johannes Newrkla, criado no ano passado, continua em busca de ideias que reflitam valores europeus como a diversidade e a inclusão, o ambiente e a sustentabilidade, e também a liberdade, a justiça e a promoção da paz. Este ano, o prémio muda de nome de European Star para European Star Johannes Newrkla, após o recente falecimento do membro fundador da ADCE, vítima da Covid-19.

Ambos os premiados deverão destacar-se em todas as categorias do ADCE e poderão ter origem em qualquer uma delas. Podem ter intuitos comerciais ou beneficentes, deverão ter um impacto tangível na sociedade e terão de ser compreensíveis em toda a Europa.


Só para os melhores na Europa

Os Prémios ADCE são o único concurso a reunir, numa só iniciativa, o melhor dos trabalhos europeus galardoados. A participação é concedida exclusivamente a trabalhos que tenham merecido reconhecimento a nível nacional, proporcionando-lhes visibilidade e promoção internacionais.

Prémio Distinção Criativa do ADCE


Johannes Newrkla será também galardoado com o Prémio Distinção Criativa do ADCE de 2020, que celebra a criatividade com um profundo impacto social e cultural. Johannes foi Managing Partner e cofundador da Merlicek & Partner e CEO da Bluetango, uma agência de publicidade com sede em Viena, que fundou depois de concluir os estudos em arquitetura e marketing, tendo enveredado pela publicidade como consultor e criativo. Enquanto europeu genuíno com uma vocação transfronteiriça, foi membro fundador do Art Directors Club of Europe. Durante oito anos, assumiu a presidência do ADCE e foi tesoureiro até este ano. Foi galardoado com uma série de prémios nacionais e internacionais, e participou em inúmeros júris internacionais, tendo presidido aos Prémios ADCE, The Cup (Intercontinental Advertising Cup), Golden Drum, CCA-Austria, Die Klappe (Alemanha) e muitos outros.

O conselho de administração do ADCE decidiu atribuir a Johannes Newrkla o prémio Distinção Criativa após o seu falecimento em março de 2020, vítima da Covid-19. Era o único membro fundador ainda no conselho de administração do ADCE, tendo trabalhado incansavelmente durante mais de 30 anos para promover a excelência da criatividade europeia. Um crente na Europa, trabalhou para elevar os padrões da criatividade europeia através do ADCE. "Unidade e diversidade" era um dos seus lemas, sendo conhecido o seu empenho na promoção da melhor criatividade, tanto das gerações mais experientes como das mais novas.

Este prémio, paralelo ao programa de prémios ADCE tradicional, foca-se na criatividade com um profundo impacto social e cultural. É atribuído pelo conselho de administração do ADCE, composto por representantes de cada um dos 23 clubes-membros espalhados pela Europa.


Só para os melhores na Europa

Os Prémios ADCE são o único concurso a reunir, numa só iniciativa, o melhor dos trabalhos europeus galardoados. A participação é concedida exclusivamente a trabalhos que tenham merecido reconhecimento a nível nacional, proporcionando-lhes visibilidade e promoção internacionais.



Podem assistir dia 17 de dezembro pelo link: https://www.youtube.com/c/ArtDirectorsClubofEurope

Relacionados

Image

Subscreve Newsletter

Inscreve-te e recebe a Newsletter CCP

Encontre-nos em:

Image
Image
Image
Image
Image
Image

Contactos

Campo de Santa Clara

Mercado de Santa Clara 1º piso

1100-472 Lisboa

Tel. +351 915 195 910

geral@clubecriativos.com