Image
Image
18 de Junho de 2021
Abertas as candidaturas para Bolsas de Estudo e Apoio Mentorias Zona 2

Zona II começa hoje a disponibilizar mentorias e bolsas de estudo em escolas profissionais.

Esta iniciativa, desenvolvida pelo Wil de Carvalho e a Maria Goucha em parceria com o Clube Criativos Portugal, visa aproximar e trazer novas visões, talentos, referências e insights oriundos das periferias e de pessoas com menos acesso ao setor das indústrias criativas.

Hoje, o Zona II anuncia a abertura das candidaturas a bolsas de estudo em algumas das melhores escolas profissionais como a ETICFLAGLisbon Digital School, EDIT e Academia CCP, os parceiros apoiantes desde a primeira hora. Em breve, mais instituições de ensino se irão juntar.


As inscrições estão abertas para alunos do ensino secundário e pessoas com o 12º ano de escolaridade que demostrem o interesse e talento.

Juntamente com as bolsas inicia-se o programa de mentorias, no qual reputados profissionais voluntários cedem o seu tempo para apoiar e orientar jovens sobre diferentes disciplinas da criatividade, design, publicidade e a comunicação comercial.


Estão também planeadas outras ações, como sessões de esclarecimento sobre as profissões criativas nas escolas secundárias da periferia de Lisboa.

Por fim, o Zona II promove ainda, junto das empresas e entidades empregadoras, um pacto para assegurar a igualdade de oportunidades. No site do Clube já estão identificadas as primeiras empresas signatárias do Pacto Zona II que pretende garantir o acesso, independentemente da origem, género, raça, estrato social, religião, idade e orientação sexual, comprometendo-se a pagar uma remuneração dos estágios com valores compatíveis com as funções desempenhadas.


Zona II Intro

 

BOLSAS 2021/2022


As candidaturas para as bolsas realizam-se através deste formulário na página Zona II no site do Clube, até 6 de setembro 2021.

 

ELEGIBILIDADE

São elegíveis candidatos de todas as idades, com o 12º ano de escolaridade.

A candidatura a cada uma das bolsas é feita através de uma carta com uma breve apresentação pessoal e onde o candidato deve explicar a sua motivação para seguir a área escolhida e a razão pela qual merece a bolsa.

São elegíveis candidatos que respondam a todas as questões do questionário online e demonstrem ser os mais criativos na resposta ao briefing lançado.

Todas as cartas de apresentação e respostas criativas são analisadas por um júri composto por elementos da Zona II, CCP e escola à qual o aluno se candidata.

A partir de todas as candidaturas válidas, o júri escolhe uma shortlist para passar à fase seguinte. A entrevista é o fator final e decisivo para encontrar o vencedor e o concorrente deve apresentar aí o seu certificado de habilitações. A decisão do júri é final.

 

JÚRI

Este orgão é composto por dois elementos da Zona II, dois elementos do CCP, um elemento da escola em questão.

 

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

1.Carta de apresentação onde se explica a motivação pela área escolhida

2.Resposta criativa a um briefing num formato a escolher pelo candidato. Os critérios de seleção são baseados na originalidade, pertinência e aptidão.

ENTREGA DE BOLSAS

Os vencedores são contactados pela organização Zona II para formalizar a inscrição no curso/escola escolhidos.


Mentorias 2021 / 2022

 

As candidaturas para as mentorias estão abertas desde hoje.

Nesta ação intervêm voluntários de agências, estúdios de design, produtoras e profissionais individuais que querem contribuir para uma criatividade mais inclusiva em Portugal.

Estão disponíveis mais 100 profissionais voluntários para te ajudar com as tuas dúvidas sobre as áreas criativas.

Os candidatos podem pedir apoio de 1h a voluntários de qualquer uma das áreas criativas. 

Cabe à organização colocar o candidato em contato com um dos voluntários na área pedida.


O Zona II não  é um projeto para ajudar jovens da periferia, é um projeto para que estes novos talentos nos ajudem a nós. Aos criativos, à nossa indústria. Deixámos que a nossa área se tornasse demasiado homogénea e sofremos todos com isso. Falta cor, sabor, som, diferença, partilha, discussão e aprendizagem. 
N
ão queremos mudar a indústria da noite para o dia, mas sim uma pessoa de cada vez. Para sermos todos mais ricos, mais criativos e cada vez melhores.

Maria e Wil

Mentores Zona II


“A boa recepção que o Zona II tem tido onde chega é a prova de que ele faz falta. Este ano é o primeiro de muitos, esperamos, e serve sobretudo para aprendermos. Como se muda o paradigma? Como conseguimos um mercado mais diverso e inclusivo, que reflita de verdade a diversidade de pessoas a quem nos dirigimos? Começamos com mais perguntas do que respostas, mas temos mais de 100 pessoas do nosso lado, profissionais, agências, estúdios, produtoras, dispostos a ajudar a mudar o estado das coisas.”

Susana Albuquerque

Presidente, Clube Criativos

 

Segue a página do Programa Zona II

Segue o Instagram Zona II




Relacionados

Image

Subscreve Newsletter

Inscreve-te e recebe a Newsletter CCP

Encontre-nos em:

Image
Image
Image
Image
Image
Image

Contactos

Campo de Santa Clara

Mercado de Santa Clara 1º piso

1100-472 Lisboa

Tel. +351 913 192 292

geral@clubecriativos.com