Image
Image
14 de Abril de 2021
Júri White Square responde a questões sobre Marketing, Criatividade e Festivais Publicitários

Os membros do júri do White Square partilharam a sua opinião sobre as mudanças das indústrias de marketing e publicidade durante o último ano

White Square International Advertising Festival este ano está agendado para 9-11 de Junho. As inscrições online estão abertas até 17 de Maio. Os vencedores serão anunciados durante a Cerimónia de Premiação a 11 de Junho, que será transmitida online e todos os participantes terão acesso.


As participações no concurso serão avaliadas por um júri internacional que, de acordo com os padrões internacionais, será representado por estrelas reais da indústria global da comunicação.



2020 provou ser um verdadeiro desafio na indústria. O que se tornou uma descoberta para si?


Image

Andy Upton

OMD EMEA -Reino Unido

júri de Media

A lição mais importante para mim em 2020 foi que as agências são tanto quanto as pessoas, se se der às pessoas a confiança que merecem e as ferramentas de que necessitam, elas continuarão a ter sucesso na indústria. Também a agilidade é a chave para o sucesso. Aqueles que não forem capazes de adaptar esse modelo vão lutar. E, finalmente, dormir mais, é realmente produtivo estar descansado. Esta é a minha mistura de lições de 2020.



Image

Ralf Heuel

Grabarz & Partner, Alemanha,

Júri criativo

Penso que em cada crise há uma oportunidade. Mesmo em caso de pandemia. Decidimos no início desta pandemia que queremos sair desta mais forte e mais depressa que entrámos. E fizemos exactamente muito para o conseguir. Trabalhámos de forma diferente um com o outro, agimos mais rapidamente e aproximámo-nos ainda mais um do outro. E não vai mudar mesmo quando esta pandemia acabar. Quando um terramoto destrói a sua casa, nada o obriga a construir de novo a mesma casa depois disso. Pode simplesmente fazer uma casa melhor e mais bonita e é isso que estamos a fazer..



Image

Eugene Kostylev

GForce/Grey, Kazachstan

Júri de Marketing

Duas lições que aprendi e ambas foram agradáveis. É possível mudar de escritório despretensioso para trabalho à distância durante 2 horas. Com equipamento técnico. O trabalho à distância não se adequa bem a uma grande agência, todos os dias a velocidade, a qualidade, a atenção e a motivação diminuem.



Image

Kestrel Lee

Lighthouse Independent Media, Singapura

Júri Digital

Aprendi a não descansar sobre os meus louros. Mesmo enquanto as campanhas publicitárias foram adiadas, as marcas mergulham no comércio electrónico e no novo retalho digital para ganhar quota de mercado e recrutar novos fãs, defensores e clientes online. Estas são novas áreas emergentes, mas estavam dispostas a correr riscos para elevar o seu jogo na nova arena do consumidor.


Image

Alexey Fedorov

BBDO Moscovo, Rússia

Júri criativo

Foi muito interessante observar como o nosso negócio e os seus processos adoptam a nova realidade. O mais importante que compreendi foi que estava errado em muitas coisas - tudo o que considerava impossível avançou e começou a funcionar.


Image

Oleg Profatilo

Cadeia Digital, Ucrânia

Júri Digital


O estado de crise a nível nacional ou, no nosso caso, global, é a melhor altura para construir a Lovemark. Durante estes tempos as pessoas das marcas procuram não só soluções racionais ou irracionais das suas necessidades, mas também apoio e compreensão reais. Não importa o tamanho de uma marca ou da sua categoria, cada marca tem uma oportunidade de reforçar a ligação com o consumidor, utilizando o quadro de comunicação adequado.



Os projectos da sua agência têm sido repetidamente premiados em festivais internacionais de publicidade em todo o mundo. Existe alguma fórmula para o sucesso e alguma coisa nesta fórmula mudou no ano recente?


Image

Ali Rez,

Impact BBDO, EAU

Júri de Marketing


Penso que №1 - tem de ser algo novo e original. Uma boa pergunta a fazer a si próprio é: "Será que já vi algo assim antes?". E se "não", então há uma muito boa hipótese. O trabalho tem de ter algum tipo de impacto melhor nas empresas ou a nível da sociedade. Se as suas ideias sobre trazer bem-estar às pessoas, sobre mudar a cultura do que tem de o demonstrar. Se as suas ideias sobre trazer mais vendas para a marca, tem de demonstrar isso. Penso que estas duas coisas são muito importantes em qualquer trabalho, para começar. Finalmente, há o ofício.  Penso que é também um aspecto muito importante do trabalho de win-well..



Image

Pancho González

Inbrax, Chile

Júri de Marketing


Para obter prémios tem de praticar e trabalhar arduamente até encontrar novos códigos criativos. O trabalho árduo empurra a sorte a seu favor..



Image

Dimitris Vayas

PHD, Rússia

Júri dos Media


A fórmula do sucesso é muito simples - pense fora da caixa! Porque só os projectos criativos e não padronizados são capazes de se destacar da multidão e chegar ao coração do consumidor que é demasiado tentado com atenção, para o dizer de forma suave..



Image

James Seath

White Rabbit, Hungria

Júri de Marketing


Sinto que mais do que nunca a criatividade é necessária, as pessoas querem ser inspiradas mais do que nunca e procuram marcas para entreter mais do que nunca, estão fartas da Netflix, querem escapismo. Os dotes artesanais caíram imenso e isso parte-me o coração. Escrever guiões e contar histórias não é visto como importante, olho para Netflix e a escrita do guião é preguiçosa e pobre. Isto é o mesmo na publicidade moderna neste momento, o que é triste. Ao mesmo tempo, a base para um trabalho premiado para mim é uma grande incitação..



Image

Vitaly Kokoshko

Kinograf, Ucrânia

Júri criativo


Na minha opinião, não existe uma fórmula específica para o sucesso. A única coisa que eu poderia mencionar, e não é segredo, um talento de ter a profissão e um talento nesta profissão. Além disso, não só o director/copywriter/designer/director artístico deve ter talento. Mas também director, chefe que é capaz de construir uma equipa e conduzi-la para o caminho certo. O cliente também deve ser talentoso. É por isso que, na opinião, um talento é crucial para vencer em festivais e a sua existência em todas as unidades estruturais, tanto do lado da agência como do cliente..



Image

Michael Wilk

Serviceplan, Alemanha

Júri de Branding


Haverá sempre espaço para uma forte ideia disruptiva - com certeza. Além disso, acredito firmemente numa característica intemporal que eleva cada peça de comunicação: ofício. Não importa se é uma cópia longa perfeitamente trabalhada, um layout bem concebido, uma ilustração forte, uma grande fotografia ou um produto bem pensado - se for bem trabalhada, relaciona-se imediatamente com um receptor..



Image

Ergin Binyildiz

Havas Creative Group Turkey

Júri criativo


A necessidade de ideias únicas nunca desaparece. Não importa quais sejam as circunstâncias. Na realidade, mais ainda, quando se trata de tempos de testes. Definitivamente, não voltaremos ao espaço físico a 100%. Cada agência e marca irá criar alguma forma de método de trabalho híbrido. Ninguém vai querer desperdiçar horas no tráfego que vai a uma reunião de clientes..



Image

Nuno Leal

Partners, Portugal,

Júri de Marketing


Eu diria que talvez o sexismo e outros tópicos quentes na publicidade sejam passados, esperemos que para sempre. Para mudar o mundo para melhor. Sim, é uma tendência. Há ainda objectivos mais egoístas como mudar o hábito do consumidor para a marca, mudar o mundo, mas para a marca. Mas sim, é uma tendência mundial que realmente admiro, isso é mais do que tudo, porque as pessoas hoje em dia respeitam isso, e é a única forma hoje em dia de uma marca se tornar uma marca de amor, ou seja, mudar o mundo para melhor, como se lhe chama. E quando podemos fazer isso numa campanha, a boa vontade invade a si próprio, o seu coração e a sua mente e isso é tão gratificante..



Image

Manuel Wenzel

TBWA Zurique, Suíça

Júri criativo

Isto pode soar um pouco romântico, mas penso que a verdadeira criatividade na sua essência ficará, desta ou daquela forma, para sempre. Fazer as coisas de uma forma realmente nova ou ainda melhor, fazer coisas completamente novas. Com isto também me refiro à forma como se abordam os desafios para além dos briefings publicitários. Se abordarmos estruturas, processos e coisas também de forma criativa e não tivermos medo de fazer as coisas de uma forma realmente nova, seremos capazes de trabalhar de forma adequada, eficaz e criativa. Se houvesse algo que eu tivesse de nomear e que desaparecesse para sempre, diria: horários relaxados.



É membro do júri do Festival em 2021, e já foi membro do júri em vários festivais internacionais de criatividade. Pode nomear um ou mais critérios chave de avaliação das entradas para si e porquê?.

Image

Daniel Ottoni

TracyLocke, Brasil

Júri de Marketing

Julgo sempre um trabalho baseado em três pilares: originalidade, criatividade e eficácia. Originalidade é o que pode tornar um trabalho diferente, novo, destacando-se dos seus concorrentes. Criatividade é o que faz com que o comprador se envolva com uma ideia. A eficácia começa a partir de uma estratégia criativa bem executada, centrada na conversão. Não é fácil ter os três pilares a agir fortemente numa única campanha. Quando é bem sucedido, o trabalho torna-se imbatível.



Image

Raushan Sultanov

Depot, Rússia

Júri de Branding

É muito importante que um designer esteja constantemente em busca. É por isso que quero sempre ver algo novo, corajoso e experimental - aquelas decisões que lançam dúvidas sobre tudo o que foi feito antes. Ideias que revelam partes escondidas. Pesquisa de códigos de época e interpretações do presente e do passado. Decisão elegante de questões complicadas. "Meme" a nível das comunicações visuais. Pedido de autenticidade e singularidade no design a partir do ponto de vista do artesanato causado pela digitalização global. Sinceridade. Gostaria de ver casos criados não só para comunidades profissionais ou temas de tendências, mas também projectos feitos primeiro para as pessoas..



Ali Rez, Impact BBDO, EAU, Júri de Marketing: Como membro do júri de um prémio mostra o que se procura é realmente inteligente e a solução de um problema bem colocada. Todos os dossiers que lhe chegam são problemas que precisam de ser resolvidos e o júri procura apenas a forma mais inteligente e original de alguém lidar com isso e essa solução trouxe um grande impacto para o negócio ou para a tarefa. Penso que a coisa №1 que a maioria dos júris procura é ser surpreendida. Se conseguir que uma pessoa do júri deseje ter feito aquele trabalho que se aventurou a fazer, então provavelmente vai ganhar um concurso.


Image

Alena Kremer

DPG, Rússia

Júri de Marketing

Para mim, o critério chave de avaliação das entradas é a presença de uma ideia criativa que é apoiada por análise e visão estratégica. Se tudo o que está listado corresponder num projecto, sem dúvida que trará resultados elevados. Um factor mais importante é a eficácia com que a ideia criativa comunica o público alvo, e como esta ideia responde aos pedidos mais restritos do público. A criatividade para a criatividade não é necessária neste mercado bastante competitivo..




Michael Wilk, Serviceplan, Alemanha, Júri de Branding: Originalidade. Haverá grandes ideias submetidas com certeza. Mas se já foi feito no passado, a ideia não deve ser recompensada. Vamos estabelecer um padrão para a comunicação nos próximos anos. Por conseguinte, penso que a repetição não é opção.



Image

Lili Jiang

Cheil Worldwide, Hong Kong

Júri criativo

Tive alguma experiência de júri em vários concursos internacionais de prémios de publicidade no passado. Cada vez é muito frutuoso e espantoso para mim. Para mim, um critério que estou a utilizar para julgar os trabalhos será a palavra "impossível". Quando vir os trabalhos, perguntar-me-ei a mim próprio: Será que este trabalho lhe causa ciúmes? Ou achas que és possível apresentar esta obra? Se a resposta para mim mesmo for "não", dar-lhe-ei uma pontuação elevada..



Image

Evgeniya Lysenko

OMD Media Direction, Rússia

Júri dos Media

Ao avaliar o caso, é muito importante observar toda a história 360. É importante mergulhar nos antecedentes do mercado, ter uma visão dos desafios e barreiras da marca, qual a percepção escolhida e porquê, qual a solução escolhida e os resultados alcançados..



Image

Sergio Spaccavento

Conversion E3, Itália

Júri de Branding

Penso que o mais relevante é o impacto que cada projecto tem na sociedade e no pensamento do consumidor. Os resultados, e não apenas os de venda, são muito importantes para a nossa missão, mudando profundamente os hábitos dão um valor mais amplo à marca.



Pancho González, Inbrax, Chile, Júri de Marketing: Para mim, o critério chave é recompensar as ideias originais que têm um impacto positivo entre os interessados, e não apenas para os proprietários ou accionistas. Isso é simples, para além de breve, objectivos, estratégia e assim por diante.



Alexey Fedorov, BBDO Moscovo, Rússia, Júri criativo: Quando estou inspirado com a ideia e a sua execução.


Este ano, o slogan da Praça Branca é curto: IT’S TIME! Acha que vale a pena participar em festivais internacionais de publicidade em tempos de crise, e porquê? O que gostaria de desejar aos participantes da Praça Branca 2021?



Ali Rez, Impact BBDO, EAU, Júri de Marketing: O slogan "IT'S TIME!" é muito fixe, penso eu.  Não só do ponto de vista do tipo de ano que tivemos. Isso também como o apelo à acção. Chegou a hora. Esta é uma indústria que faz as coisas de que mais precisava. E penso que é altura de lembrar às pessoas que agora é a altura de fazer tudo o que se quer fazer. É muito importante que as agências entrem em exposições de prémios e aprendam com eles em qualquer altura. A indústria tem de continuar a avançar. Penso que a melhor maneira de o fazer é olhar para o trabalho que está a ter um bom desempenho ou que já teve um bom desempenho.



Michael Wilk, Serviceplan, Alemanha, Júri de Branding: Penso que a participação em festivais de prémios é importante. Especialmente para os jovens talentos. Um espectáculo de prémios bem montado proporcionará algo de que todos nós precisamos nesses tempos difíceis: inspiração.  Assim, o meu desejo para todos os participantes, parceiros e organizadores do festival White Square: inspirem-se e mantenham-se saudáveis.



Alena Kremer, DPG, Rússia, Júri de Marketing: Suponho que, independentemente do estado económico para qualquer negócio de publicidade, é de importância crucial a participação em exposições de prémios. Trata-se de demonstrar os seus conhecimentos, experiência, abordagem criativa. É um poderoso factor de imagem que influencia a promoção da agência no mercado. Além disso, uma carteira sólida de festivais terá um impacto positivo sobre a marca HR. Não é segredo que um grande perito lhe prestará atenção enquanto escolhe a empresa. É por isso que "IT'S TIME!" de ser notado. Desejo ganhar aos participantes de White Square 2021, aos parceiros e júris o máximo de casos interessantes, brilhantes e verdadeiramente criativos possível e aos organizadores - a realização bem sucedida do festival!


Folker Wrage, Leavingstone, Suíça / Geórgia, Júri de Marketing: "IT'S TIME!" De muitas maneiras. É tempo de compreender e de tomar medidas. Para compreender que todos somos responsáveis pelo que fazemos e pelo que não fazemos. Que somos nós que decidimos que tipo de vida estamos a viver, em que tipo de sociedade estamos a viver, o que fazemos para sermos felizes e fazer os outros felizes, e como será o futuro. Desejo a todos que o seu futuro seja pacífico, saudável e próspero, e que a democracia vença.


Kestrel Lee, Lighthouse Independent Media, Singapura, Júri Digital: As hipóteses de fazer um trabalho corajoso de break-through estarão sempre lá, desde que os criativos mantenham vivo o seu impulso para o desenvolvimento de grandes ideias. Desistir significa também dar espaço a talentos mais jovens e mais famintos para o apanharem na arena global.


Temur Sadi, agência MA'NO Branding, Uzbequistão, Júri Branding: Cada crise é uma nova oportunidade para um crescimento rápido. E, neste sentido, os prémios são um verdadeiro trampolim para se apresentar. É por isso que sim, vale a pena participar em festivais de publicidade e é preferível repensar a sua estratégia de festival. Gostaria de agradecer a todos os que estão envolvidos nisto e que desejam apenas avançar. 


Manuel Wenzel, TBWA Zurique, Suíça, Júri criativo: Penso absolutamente que vale a pena participar em espectáculos premiados. Pelo menos este ano, mais uma vez, simplesmente por ser e olhar optimista para o futuro e por acreditar numa vida depois de Covid. E talvez ainda mais importante: a criatividade pode ser uma das forças de que todos precisamos para navegar com sucesso por esta crise.


Vitaly Kokoshko, Kinograf, Ucrânia, Júri criativo: Vivemos em tempo de mudanças globais de acordo com as estatísticas mundiais - esta é a melhor altura para avançar, esta é a melhor altura para criar algo novo e aparecer. Com certeza que estes são os melhores dias para participar em festivais criativos, se tiver a oportunidade e o trabalho que pode ganhar. Pode ser ainda duas vezes mais forte, especialmente durante estes tempos. É por isso que participar! Participe se tiver algo para mostrar. E gostaria de agradecer aos organizadores da Praça Branca pela vossa decisão de realizar o festival durante os tempos difíceis em todo o mundo e na Bielorússia. É muito importante. Tanto eu como outros membros do júri estamos prontos e dispostos a apoiar-vos a vós e ao vosso país. Gostamos muito de si e preocupamo-nos consigo. E muito obrigado por não desistirem! Viva a Bielorússia!



Que conselhos daria às agências jovens para terem êxito? A participação em festivais poderia ajudá-los a alcançar os seus objectivos? De que necessitam para se destacarem dos outros participantes no festival?

Markus Daubenbuechel, Ex Scholz & Friends, Alemanha, Júri digital: De que precisa para se manter bem sucedido? Uma agência jovem pode ter falta de experiência. Mas por outro lado, uma agência estabelecida pode ter uma falta de flexibilidade. Para ser bem sucedida, precisa de ideias excelentes e de grande planeamento para obter a melhor eficácia. Mas para se manter bem sucedida, precisa de se manter fiel a si própria. E, simultaneamente, precisa de se adaptar continuamente ao novo. A união destes dois pólos é um dos trabalhos mais difíceis na publicidade. E um dos mais importantes.  


Ralf Heuel, Grabarz & Partner, Alemanha, Júri criativo:  O meu conselho às agências jovens é realmente muito simples e é assim: tentar fazer um trabalho acima da média todos os dias sobre clientes reais na vida real. Só então você e a sua agência desenvolverão a direcção certa. É muito mais importante fazer um trabalho melhor e acima da média e ser melhor do que outros


Marin Kostov-Muro, All Channels Communication Group, Bulgária, Júri criativo: O sucesso já não é uma coisa solitária. Qualquer pessoa que queira o sucesso apenas para si e à custa dos outros verá que isto se vai tornar cada vez mais difícil. Todos precisamos de nos ligar, trabalhar em conjunto, ser parceiros e não concorrentes, que precisamos de agir em conjunto, criar em conjunto, vencer em conjunto. Portanto, precisamos de nos encontrar, falar, fazer planos e transformá-los em realidades em conjunto.


Nuno Leal, Partners, Portugal, Júri de Marketing: A todos os participantes, parceiros e organizadores da Praça Branca 2021, gostaria de desejar a todos um grande momento, com conversas saudáveis e produtivas de streaming. Porque os Festivais devem continuar, independentemente da situação.


Momchil Zakhariev, NEXT-DC, Bulgária, Júri de Marketing: Vindo de uma agência jovem, posso confirmar que a participação em festivais não tem preço para moldar a sua visão e aprender a executar e apresentar ideias a um júri internacional.


Temur Sadi, agência MA'NO Branding, Uzbequistão, Júri Branding: Somos agências relativamente jovens. E gostaria de partilhar a ideia que seguimos na nossa equipa. Queremos tornar cada novo projecto melhor do que o anterior. Queremos ir mais fundo, tornar mais claro. Encaramos cada projecto como um novo desafio. E de cada vez que aumentamos os limites das nossas capacidades, estamos a crescer. Participar nos festivais e vencer acrescenta auto-confiança. Confiança que muitas vezes falta às equipas jovens.

Relacionados

Image

Subscreve Newsletter

Inscreve-te e recebe a Newsletter CCP

Encontre-nos em:

Image
Image
Image
Image
Image
Image

Contactos

Campo de Santa Clara

Mercado de Santa Clara 1º piso

1100-472 Lisboa

Tel. +351 913 192 292

geral@clubecriativos.com