Image
Image
29 de Março de 2021
Portugal e o ADCE juntam-se à New European Bauhaus no desafio lançado pela União Europeia

 

O novo Bauhaus europeu é uma iniciativa criativa e interdisciplinar que proporciona um espaço de encontro para conceber futuros modos de vida, situada na encruzilhada entre a arte, a cultura, a inclusão social, a ciência e a tecnologia, que visa aproximar o Pacto Ecológico dos sítios onde vivemos e mobilizar um esforço coletivo para imaginar e construir um futuro sustentável, inclusivo e belo para a nossa mente e a nossa alma.

 

Nas palavras da Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen: "The New European Bauhaus is a project of hope to explore how we live better together after the pandemic. It is about matching sustainability with style, to bring the European Green Deal closer to people's minds and homes. We need all creative minds: designers, artists, scientists, architects and citizens, to make the New European Bauhaus a success.”

 

Esta iniciativa criativa e interdisciplinar da União Europeia tem agora o ADCE como parceiro. A UE selecionará alguns dos projetos submetidos e financiará a sua implementação. Nesse âmbito, o clube europeu lançou um desafio a todos os países associados para apresentarem uma proposta conjunta. Em Portugal, a equipa deste projeto é liderada pelo Mário Mandacaru e incluí o Pedro Albuquerque, a Ana Castanho e o Sérgio Santos.

Image

O Mário revela um pouco de como tem decorrido o processo.

 

Era irrecusável o convite feito pela Susana Albuquerque para representar o CCP no âmbito de uma task force do ADCE para respondermos ao desafio New European Bauhaus, sabendo de antemão que não poderia avançar se não pudesse ter ao meu lado umas poucas (mas muito valiosas) pessoas para integrar esse think/do-thank.

 

Para a nossa satisfação a Ana Castanho, o Pedro Albuquerque e o Sérgio Santos, as nossas primeiras escolhas, embarcaram logo no desafio de forma entusiasmante, e com eles temos vindo a trabalhar na geração de ideias e formulação de conceitos em resposta ao briefing tão ambicioso quanto aberto fornecido pela Comissão Europeia para o projeto, que ambiciona promover um futuro mais equilibrado e sustentável, utilizando a criatividade e a imaginação com vista à inovação e renovação.

 

Podemos dizer com orgulho que o resultado do nosso trabalho, apresentado nas sessões de co-criação do ADCE realizadas quinzenalmente, determinou a escolha da temática que continuamos a desenvolver nessa rede europeia de pensamento que foi criada. Neste momento estamos à procura de soluções exequíveis para implementar a nossa ideia de rejuvenescimento da Europa. E mais não posso adiantar para já.

 

Mário Mandacaru

Partner e diretor criativo da agência A Equipa

 

 

“Entre nós, brincamos que esta é a nossa dream team. Juntar 2 estrategas criativos como a Ana e o Sérgio e duas referências como o Mário e o Pedro, tê-los a identificar problemas e imaginar soluções para uma Europa mais sustentável, mais inclusiva e mais bela é uma oportunidade única. Estamos ansiosos por ver o resultado e a torcer para que ele saia do papel.”

 

Susana Albuquerque

Presidente do Clube

Image


Sabe mais sobre o New European Bauhaus.


Relacionados

Image

Subscreve Newsletter

Inscreve-te e recebe a Newsletter CCP

Encontre-nos em:

Image
Image
Image
Image
Image
Image

Contactos

Campo de Santa Clara

Mercado de Santa Clara 1º piso

1100-472 Lisboa

Tel. +351 915 195 910

geral@clubecriativos.com