Image
Image
5 de Maio de 2022
“O Avô Minguante” de Daniela Leitão vence a fase de texto do Prémio de Literatura Infantil do Pingo Doce

Está escolhido o texto vencedor da 9.ª edição do Prémio de Literatura Infantil do Pingo Doce. Aos 29 anos, Daniela Leitão escreveu “O Avô Minguante”, a história selecionada pelo júri entre as mais de 2.900 candidaturas recebidas.

Sem nunca ter conhecido os seus avós, Daniela Leitão escreveu a história ‘O Avô Minguante’ inspirada “na relação muito bonita que uma pessoa próxima de mim tinha com o seu avô. Quando o avô faleceu, eu não estive presente, mas senti muito o sofrimento da família à distância. Esse avô tinha Alzheimer e foi desaparecendo aos poucos… esta história fala sobre as pessoas irem desaparecendo… os nossos avós, os nossos pais… pessoas que eram maiores do que nós, que tinham tudo para nos dar, eram um colo seguro e, de repente, são pequeninas”. 

 

Ao escrever a história eleita pelo júri, Daniela Leitão quis passar a mensagem de “que as pessoas nunca desaparecem porque as palavras que significam as pessoas são as nossas palavras. A minha palavra ‘avô’ é sempre este avô – nunca é outra pessoa”, explica. 

 

A autora inspirou-se ainda no seu avô marinheiro que não conheceu, “que viveu em África, e cujas histórias estão neste conto. E fui também inspirada pelo meu pai, um pai muito presente que também é avô do meu sobrinho”.

 

Na opinião do júri, este ano composto por Afonso Cruz, David Machado, Sara Miranda (em representação do Grupo Jerónimo Martins), Sara Rodi e Violante Magalhães, o texto de Daniela Leitão destaca-se pela “beleza da relação retratada entre a personagem criança e o avô. Ao trazer para a literatura infantil um tema que não é fácil, a autora dirige-se de uma forma elegante e construtiva aos leitores, maiores e mais pequenos".

 

Apesar de ter imaginado a história “há muitos anos”, só agora é que Daniela Leitão teve coragem para a divulgar. “Tinha medo de a deitar cá para fora e falhar porque me é muito querida”, comenta Daniela. “Mas agora decidi enviar sem medos e ainda bem. Ganhou forma e fiquei muito satisfeita porque a perceberam”.

 

Quem é Daniela Leitão

 

Daniela tem 29 anos, vive em Almada e é produtora cultural. Licenciada em Ciências da Comunicação, contrariou a orientação dos pais para que seguisse uma área ligada às ciências exatas para seguir um caminho mais ligado à criatividade. 

O gosto que tem pelos livros, pela leitura e pela escrita foi passado pelos pais. “A minha mãe sempre me comprou livros, sempre me deu livros e me disse que temos de cuidar deles e partilhá-los, e o meu pai sempre mos leu. Todas as noites me lia um livro à noite. Há memórias que guardo com enorme carinho. Sempre fui muito motivada nesse sentido.”

Daniela acha que imagina estórias há tantos anos quantos os que tem de vida. Escreve-as desde que sabe.

Image




Candidaturas para a segunda fase - ilustração

 

Conhecido o vencedor da categoria de texto, dar-se-á início à segunda fase do concurso. Os potenciais candidatos à categoria de ilustração deverão solicitar o texto vencedor através do email premioliteraturainfantil@pingodoce.pt e candidatar-se de 12 de maio a 1 de julho.


Para participar e saber como submeter os trabalhos, os interessados deverão consultar o Regulamento e outras informações no site do Pingo Doce, através do link https://www.pingodoce.pt/responsabilidade/premio-literatura-infantil/.

 


Sobre o Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce:

 

O Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce, o maior de literatura infantil em Portugal, reúne, numa só obra, o melhor texto e o melhor trabalho de ilustração apresentados a concurso, sendo o prémio total de 50.000 euros repartido igualmente pelos dois vencedores (autor e ilustrador). O Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce tem uma periodicidade anual e é de âmbito nacional.

‘Assim como tu’ foi o vencedor da edição do ano passado, obra escrita por Raquel Salgueiro e ilustrada por Jorge Margarido.

 


Relacionados

Image

Subscreve Newsletter

Inscreve-te e recebe a Newsletter CCP

Encontre-nos em:

Image
Image
Image
Image
Image
Image

Contactos

Campo de Santa Clara

Mercado de Santa Clara 1º piso

1100-472 Lisboa

Tel. +351 913 192 292

geral@clubecriativos.com