
Estão abertas as candidaturas pelo segundo ano consecutivo, a bolsas de estudo e apoio/mentorias do programa Zona II.
Neste segundo ano, o programa de inclusão e diversidade para o mercado criativo português conta com o Sponsor da Sumol e também aumenta a participação de escolas e as ofertas de bolsas de estudo.
Os participantes devem responder a um desafio criativo, expresso nas palavras dos mentores do projeto:
“O desafio criativo é livre e queremos que te defina e caracterize.
E como neste segundo ano contamos com a Sumol como parceiro, queremos que te inspires no universo da marca que é jovem, desafiador, livre e urbano para nos trazeres uma proposta à altura.
O pretendido é que nos mostres quem és e libertes a tua criatividade seja através de um texto, desenho, outdoor, música, poema, instrumental, um anúncio ou ideia publicitária, uma ilustração, vídeo, filme, fotografia ou até um tiktok.”
O programa Zona II X Sumol, com co-organização do Clube Criativos, anuncia a abertura das candidaturas a bolsas de estudo pelo segundo ano, com a renovação do apoio de algumas das melhores escolas profissionais - ETIC, FLAG, Lisbon Digital School, EDIT - e a junção ao programa das escolas Restart e World Academy.
O Zona II conta agora com um total de 14 bolsas de estudo inteiramente gratuitas, destinadas a alunos do ensino secundário e pessoas com o 12.º ano de escolaridade que demonstrem interesse e talento.
Juntamente com as bolsas, o Zona II X Sumol mantém o programa de mentorias, no qual reputados profissionais voluntários cedem o seu tempo para apoiar e orientar jovens sobre diferentes disciplinas da criatividade, design, publicidade e comunicação comercial.
O Zona II é um programa de inclusão e diversidade para o mercado criativo português, criado em parceria com o Clube Criativos Portugal. No primeiro ano do projeto (2021), mostrou aos jovens da periferia de Lisboa o que é o nosso mercado, o que é trabalhar em criatividade, em design e em publicidade, e com isso iniciámos um programa de mentoria e de bolsas de estudo junto das principais escolas de criatividade do país e conseguimos colocar 12 jovens a estudar e quatro dos quais estão atualmente colocados no mercado de trabalho.
Esta iniciativa, desenvolvida pelo Will de Carvalho e a Maria Goucha em parceria com o Clube Criativos Portugal, visa aproximar e trazer novas visões, talentos, referências e insights oriundos das periferias e de pessoas com menos acesso ao setor das indústrias criativas.
BOLSAS 2022/2023
As candidaturas para as bolsas realizam-se através deste formulário na página Zona II no site do Clube, até 1 de junho de 2022.
ELEGIBILIDADE
São elegíveis candidatos de todas as idades, com o 12.º ano de escolaridade.
A candidatura a cada uma das bolsas é feita através de uma carta com uma breve apresentação pessoal e onde o candidato deve explicar a sua motivação para seguir a área escolhida e a razão pela qual merece a bolsa.
São elegíveis candidatos que respondam a todas as questões do questionário online e demonstrem ser os mais criativos na resposta ao briefing lançado.
Todas as cartas de apresentação e respostas criativas são analisadas por um júri composto por elementos da Zona II, CCP e escola à qual o aluno se candidata.
A partir de todas as candidaturas válidas, o júri escolhe uma shortlist para passar à fase seguinte. A entrevista é o fator final e decisivo para encontrar o vencedor e o concorrente deve apresentar nessa ocasião o seu certificado de habilitações.
A decisão do júri é final.
Segue a página do Programa Zona II
Segue o Instagram Zona II
Relacionados