Image
Image
27 de Julho de 2021
Artistas partilham os seus mundos em Workshops inéditos e desafiam a comunidade.

Está aberto o primeiro Challenge Criativo, cujas informações estão disponíveis em lisboacriola.pt e com inscrições até 31 de Agosto

Há um novo projeto para celebrar a mistura cultural que se vive na cidade. Chama-se Lisboa Criola, e vai usar a força da criatividade para galvanizar um espírito de inclusão, respeito e diversidade. O projeto defende que ser Criolo é ser fruto de misturas de culturas e influências diferentes - e que essa mistura acontece em Lisboa. O projeto celebra assim as trocas culturais onde se conhece, respeita e aprende com o outro e com as suas diferenças - e onde essa aprendizagem se torna inspiração para nos recriarmos e criarmos coisas novas à nossa volta.


Assim Lisboa Criola irá, todos os meses, juntar 2 artistas de backgrounds diferentes para criarem uma obra original em conjunto. Toda essa jornada será o mote para um Workshop inédito, dado por ambos os artistas, onde estes partilham de forma íntima com toda a comunidade os seus processos criativos, insights, histórias e dicas. Depois do Workshop, os artistas lançam um desafio aberto a todos - o Challenge Criativo. Com inspiração no tema do mês, toda a gente pode participar submetendo um exercício criativo da sua autoria. Todos os meses um trabalho será destacado e premiado com prize-money e voucher-formação. A Restart - escola referência nas áreas das Artes, Comunicação e Audiovisuais - apoia o Challenge Criativo oferecendo os voucher-formação aos vencedores e condições especiais nas inscrições de todos os participantes.


Com isto, o projeto pretende dar a conhecer diferentes realidades e ser uma força inspiradora e propulsora de mais movimentos de mistura, através de áreas criativas e unificadoras - música, gastronomia, artes plásticas, visuais e performativas.


Os Workshops estarão acessíveis gratuitamente e para todos no site lisboacriola.pt., na área da Academia Criola - um lugar de partilha de conhecimento plural e abrangente. Este primeiro mês de Julho, contou já com um Workshop sobre o tema “Comunicação”, protagonizado por dois talentosos artistas, ambos cosmopolitas e criolos: Jani Zhao - atriz portuguesa de ascendência chinesa e Welket Bungué, ator e realizador português, de origem guineense. A obra conjunta dos dois artistas será libertada no site, e já está aberto o primeiro Challenge Criativo, cujas informações estão disponíveis em lisboacriola.pt e com inscrições até 31 de Agosto.


Mas o projeto não se fica por aqui. Do encontro dos artistas sai também um Mini-Doc, e a eles juntam-se outros nomes da criolidade através de poemas, entrevistas, agenda, lugares e outros projetos que são reunidos e divulgados no site.


Esta é a base do programa mensal do projeto co-organizado com a CML, que se repete todos os meses. Batukadeiras X+Sam The Kid; Alexandra Moura+Daryan Dornelles; Paulo Flores+Marfox; NKOTB+Jeny Sulemange; Sara Correia+Tony Cassanelli são as duplas convidadas até Dezembro, que irão protagonizar os encontros seguintes.“Mais do que influências, pretendemos celebrar e promover confluências. 


Mesmo na sua génese, o projeto procura beber do conhecimento e dos talentos de muita gente diferente, contando com uma enorme equipa multidisciplinar e multicultural que pode ser consultada na íntegra no site. Na mentoria e direção artística do projeto está Dino d’Santiago, Mónica Rey na direção de produção, Francisco Chatimsky e Mafalda Quintela na direção criativa. A identidade gráfica ficou a cargo da Desisto, a identidade fotográfica a cargo de Ricardo Martins e Vera Marmelo com a colaboração da bailarina Ana Vaz. O website e redes sociais são da responsabilidade da Akt, e a produção audiovisual é da responsabilidade da Ghost Productions, com a realização de D. Edite e Expanding Roots.


Assim, o projeto Lisboa Criola pretende, através de ações concretas de união, ser galvanizador de uma mentalidade de inclusão, diversidade e igualdade e ser o ponto de encontro entre todas as comunidades.


Todo o projeto pode ser acompanhado em lisboacriola.pt e no Instagram @lisboa.criola

Relacionados

Image

Subscreve Newsletter

Inscreve-te e recebe a Newsletter CCP

Encontre-nos em:

Image
Image
Image
Image
Image
Image

Contactos

Campo de Santa Clara

Mercado de Santa Clara 1º piso

1100-472 Lisboa

Tel. +351 913 192 292

geral@clubecriativos.com