Image
Image
22 de Abril de 2021
“Transformers” é o tema do XXIII Festival CCP

“Transformers” é o tema do XXIII Festival CCP e da VIII Semana Criativa de Lisboa, que se realizam entre 29 de setembro e 3 de outubro 2021.

Na próxima edição do Festival, a direção do CCP propõe uma reflexão sobre a mudança e homenagear os que melhor se adaptam a ela, aqueles que são capazes de se transformar, seja porque o mercado pede ou porque os tempos assim o exigem.  


“O mundo mudou. Esta é a frase mais ouvida nos últimos tempos. Nunca a nossa capacidade de adaptação esteve tão à prova. No último ano e meio, todos fizemos exercícios de transformação, reorganização e encaixe. 


Agora, talvez alguns de nós comecem a respirar de alívio e a pensar, “acabou”. Mas se a pandemia nos deixou alguma coisa, foi a confirmação de que tudo muda, sempre. O que hoje é certo amanhã é passado. E até para o mais conservador, aquele que se agarra às mesmas formas de fazer as coisas para que elas continuem a existir, até para ele existe a ironia de que o planeta continua a girar duplamente todos os dias. 

Hoje, mais do que nunca, sabemos que a única coisa que permanece é a transformação. Bruce Lee dizia que todos devíamos ser água e Heráclito avisou-nos que ninguém se banha duas vezes no mesmo rio. O que nos dizem sobre isso as marcas e quem trabalha para elas? Este ano, propomos homenagear essa espécie de transformers. Gente que tem a capacidade de provar que a criatividade continua a ser a melhor ferramenta (talvez a única) que temos ao nosso dispor para nos adaptarmos às mudanças que, inevitavelmente, acontecem no nosso mundo. No mundo dos nossos consumidores. Dos nossos clientes. Das nossas agências, produtoras e estúdios.


Este festival é dedicado a todos os Transformers espalhados por este mercado fora. Mais poderosos do que os robots de Cybertron, só eles são capazes de abrir caminhos na mudança.”


É atualmente impossível prever se, nas datas previstas, será seguro e permitido organizar eventos físicos, mas a direção está a trabalhar com esse objetivo.

Image


Projecto de Design: R2 (Lizá Ramalho e Artur Rebelo)

Tipo de Letra: Sebenta, Feliciano Type.


IMAGEM GRÁFICA


A imagem gráfica do Festival é da R2, um dos mais prestigiados ateliers de Design em Portugal. Criado por Lizá Defossez Ramalho (Troyes, França) e Artur Rebelo (Porto, Portugal), este ateliê localizado no Porto assegurou um consistente reconhecimento internacional para o seu trabalho fortemente ancorado na tipografia, que inclui identidades visuais, design de cartazes, sistemas de sinalética, design de páginas web, projectos de design de animação e peças para exposições para um conjunto de instituições culturais, cinema, teatros, museus e clientes comerciais.


O estúdio explora, em diferentes meios, formatos e aplicações, o seu profundo conhecimento e experiência nas áreas em que se centra. Os R2 trabalham de acordo com uma visão singular de que resultam sempre soluções surpreendentes e pluridimensionais. O trabalho da equipa também se estende ao ensino, à investigação, à publicação e intervenções públicas.

 

Lizá Ramalho é doutorada pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona. Artur Rebelo é doutorado pelo Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, onde lecciona nos cursos de licenciatura e mestrado em Design e Multimédia.

 

Ramalho e Rebelo são membros da AGI – Alliance Graphique Internationale desde 2007.

Image



ABERTURA DE INSCRIÇÕES


A direção anuncia a abertura da edição deste ano oferecendo 10% de desconto early bird nas inscrições antecipadas até 30 de junho.


Os sócios do Clube têm um desconto adicional de 5%.


As agências, produtoras, freelancers e agências in house podem inscrever os trabalhos veiculados até às 18h de 6 de setembro de 2021.


A plataforma de inscrições online tem o apoio da Alpha Awards.


O festival volta a contar com o apoio dos auditores e consultores BDO, uma parceria que se mantém desde a primeira edição.

 


PRINCIPAIS NOVIDADES NO REGULAMENTO 


TRABALHOS COLABORATIVOS 

A partir deste ano, é possível inscrever trabalhos criados por duas ou mais pessoas em colaboração e escolher como repartir os pontos entre essas empresas, caso o trabalho seja premiado.

 

PONTUAÇÃO CATEGORIA DE MEIOS

Agências, estúdios, clientes e freelancers podem inscrever ideias na categoria de meios, mas caso a sua veiculação tenha sido paga, a agência de meios tem de ser creditada.

 

RANKINGS ANUAIS CCP

Existem novas categorias profissionais nas fichas técnicas para diminuir a duplicação de autores com a mesma função nas inscrições: Diretor Criativo Executivo; Diretor de Estratégia; UX Designer; UI Designer; Produtor Executivo; Direção de Arte Cinematográfica.

 

Os trabalhos com vários autores na mesma função nos créditos mantém a divisão de pontuação entre eles e os premiados ficam sujeitos a uma verificação por parte da organização para garantir que a função corresponde à disciplina onde estão distinguidos.


Consulte aqui o Regulamento completo  

 

 

DATAS IMPORTANTES

Desconto de 10% early bird: até 30 junho

Inscrições: 1 julho a 06 setembro

Prazo para entrega de peças físicas: 6 setembro

Votação online: 8 setembro a 15 setembro

Votação presencial: 21, 22 e 23 setembro

Gala de apresentação de premiados: 2 outubro

 

Os nomes dos presidentes e grupos de júri são comunicados brevemente.


Relacionados

Image

Subscreve Newsletter

Inscreve-te e recebe a Newsletter CCP

Encontre-nos em:

Image
Image
Image
Image
Image
Image

Contactos

Campo de Santa Clara

Mercado de Santa Clara 1º piso

1100-472 Lisboa

Tel. +351 913 192 292

geral@clubecriativos.com